quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Resenha - Histórias Envenenadas - Contos de Fadas de Terror Vol.2

No livro "A Psicanálise dos Contos de Fadas", o psicólogo Bruno Bettelheim afirma que "ao contrário do que acontece em muitas histórias infantis modernas, nos contos de fadas o mal é tão presente quanto a virtude". E ele está certo, pois muitos não sabem que esse tipo de história foi concebido como entretenimento para adultos. Também não imaginam que, em sua forma original, traziam adultério, incesto, canibalismo e mortes hediondas. Mas não adiantou nada os irmãos Grimm e Charles Perrolt suavizarem essas atrocidades e acrescentado lições de moral em seus escritos, pois, no segundo volume de "Histórias Envenenadas", escritores contemporâneos resgataram todo horror original em releituras de histórias tradicionais ou novos enredos.

Como publiquei em uma antologia da Andross em Junho desse ano, fui ao evento. E o tema de contos de fadas de terror sempre me agradou. Já faz um tempo que eu procurava na internet como eram os contos antigamente, antes de serem mudados para virarem contos infantis. 
Então como estava no lançamento, e como tinham vários autores da antologia que estavam lá no dia e poderiam autografar o livro, resolvi comprar.

Só para esclarecer, quando tiver uma barra vermelha (\ ) e outra assim (/ ), o texto no meio é spoiler. Pode conter o final do conto. Caso queira saber, basta selecionar o texto entre as barras que você vai conseguir ler.

Achei um livro bem interessante. A capa é muito linda, quando vi já reconheci que era da Marina Ávila. Como é uma resenha de um livro de contos, vou fazer um pouco diferente, vou falar um pouco de cada um, falando da história e do que gostei ou não.

O primeiro conto é A Herança, da Patrícia Guimarães. É  a história de uma garoto de 7 anos contando "João e Maria", mas de um modo muito macabro. Falando que sua irmã virou a Maria Sangrenta, e o final é totalmente inesperado.

O segundo é O Doce sabor do Poder, de Karen Alvarez. Outro conto que fala de João e Maria, mas dessa vez diferente. Conta a história deles e de como quase morreram, se não fosse a esperteza de Maria. Conseguiram se livrar, mas as sequelas do ato de Maria repercutiram por toda sua vida. \Anos depois, ela estava louca./

Depois vem A Filha da Noite, de Lucas Ariente. Um conto macabro de Cinderela. Ela aceitou fazer um ritual com um bruxa, que a transformou em uma vampira. Logo depois matou suas irmãs para poder ir ao baile. Drástica ela, hein...

Um que eu gostei muito é A Dama de Vermelho, de LASlusarski. Ele é um pouco baseado em Chapeuzinho Vermelho, mas é uma história totalmente diferente. Um senhor vê um jovem linda vestida de vermelho sozinha , e já estava tarde da noite. Ele acompanha ela até sua casa, que insiste para que ele entre e tome um chá. Lá ele começa a ouvir barulhos no andar de cima e a jovem diz que deve ser sua avó, ele decide ajuda-la. \Quando chega, ele é trancado dentro do quarto e devorado pela avó/monstra da jovem./

Outro baseado em Chapeuzinho Vermelho é A Garota da Capa Vermelha e o Lobisomem, de Douglas Ostruka. Uma garota vai ler na floresta quando se depara com um homem. \Ele não deixa ela ir embora e começa a morde-la, e come ela. A mãe não consegue aturar e vai atrás do lobisomem./

Um conto bem legal e que não foi baseado em nenhum conto de fadas em especial é Olhos de Topázio, de Lucas Janini. Conta a história de uma princesa apaixonada que é obrigada a casar com um outro homem. Ele sente ciumes e mata o rapaz que a princesa era apaixonada. Ela foge e faz de tudo para trazer seu amor de volta.

 Um conto que eu não gostei muito é o Adormecida, de Danilo Pelloso. Conta a história da Bela Adormecida, ela sendo estuprada. E meio que conta em mínimos detalhes.

O Colecionadora de Homens, de Andy Azous, também não é inspirado em nenhum conto de fadas. Conta a história de um jovem que começa a investigar o sumiço de vários homens em uma região.\ Ele descobre (tarde demais) que era uma sereia que os sequestrava./

O conto Uma Antiga Lenda, de Carla Witch Princess, fala sobre Gárgulas. Aqueles monstros de pedra que as vezes ornamentam algumas igrejas antigas. Conta a história de uma mulher que atrai homens para uma gárgula come-los.

Um bem legal também é o A Bela é a Fera, de Amanda S. Lopes. Conta a história de uma garota que quando nasceu foi vítima de uma maldição. Então ela vai atrás da bruxa em busca de vingança. Muito bom esse conto. Um ótimo final.

Outro conto é A Gênia, de Raphael Redfield. Conta , como diz o nome, a história de um gênia. Uma garota é presa em uma lâmpada e obrigada a realizar os desejos de seu amo.

O Doces ou Travessuras, de Matheus Gaudard, é um conto bem louco. Conta a história de uma garota que quer sair para ver como é o Halloween. E quando atravessou a porta, coisas muito malucas aconteceram com ela.

O conto Espuma Branca, é o segundo conto da autora Karen Alvares nesse mesmo livro! Fala da Pequena Sereia. Sobre ela tentar matar o príncipe e não ter coragem, e virar espuma.

O conto Sonhos de Rapunzel, de Marcela Stéphanie é mais louco ainda! Fala sobre a Rapunzel, mas a Rapunzel no caso é um menino de rua. Ele diz ser Rapunzel e que tentando ajudar seu príncipe, acabou o matando. Muito doido esse conto, viajou demais.




Agora falando de tudo junto. O livro é bom, possui em sua maioria ótimos contos, mas também possui uns ruins. A capa como eu já disse, é muito linda, e a Diagramação não é nada demais.
O livro é bem curto, 93 páginas. Se você gosta de contos de terror e de contos de fadas, você com certeza vai gostar desse livro.

E aí? Qual conto vocês mais gostaram?
Comentem!

13 comentários:

Igor thiago disse...

Ei meu amigo ajudou na escrita do livro, LUCAS JANINI. Esse sim, é um dos livro que quero muito ler. Não só por causa do meu amigo, mas porque é um livro muito interessante que já começa pela capa, gostei muito o modo de como as palavras foram distribuídas na capa, perfeito. Vou gostar, amo algo 'terrorístico'.

Abraços, Desleituras em série passa lá depois.

La Mademoiselle disse...

Oi,

a capa é muito linda e compraria o livro só por causa dela!!! Também gosto de contos de terror e adoraria ler esse livro!

Ótima resenha, bem legal você avisar onde tem spoilers!

Bjs

Ana Paula Monteiro disse...

Olá,
gosto muito de histórias de terror, e fiquei bastante interessada neste livro de contos. A capa também é muito legal. Valeu pela resenha, afinal, ela nos dá uma visão geral a respeito do que iremos ler. Só espero que as histórias sejam bem escritas, já que são muitas, em tão poucas páginas.

Samira Chasez disse...

Oi..

Adorei essa resenha e gosto muito de ler sobre contos de terror.. E esses devem ser muito bons.. Vou torcer para ganhar para ter a chance de ler... Bjinhos!!! =/

Patrick Rodrigues disse...

Adorei duas coisas. O genero e a capa... Compraria só por causa disso. Vou comprar o volume inicial e depois esse, realmente adorei sobre o livro. Abs;
@pokos_

Mayara s. disse...

Nossa, adoro esses tipos de histórias. Estou assistindo a série Grimm e to adorando, quero muito ler este livro, deve ser fantástico!

RoseFuri disse...

Medo dessa capa, meu... Mto sinistra... rs

P. disse...

Adoro histórias nessa pegada, ótima a resenha, me deixou com vontade de ler.

Cris Aragão disse...

Eu adoro antologias de contos, especialmente quando se trata de diversos autores e o tema desse livro é realmente muito bacana, adoro contos de fadas, principalmente com essa pegada mais dark, que tem muito a ver com os contos originais que são geralmente bem cruéis e sangrentos. Você já leu algum conto de fadas japonês? Eles têm bem esse lado de crueldade e de sofrimento, acho que você gostaria da leitura.

Beatriz F. Bastos. disse...

Comecei a adorar o livro desde o título. Eu também sempre me interessei em saber a versão original dos contos, pois as adaptações infantis já enjoaram e eu nem sempre gosto das versões modernas. Eu queria realmente O Clássico! Contos de terror sempre me fascinaram, e fiquei intrigada com essa capa incrível. Adorei os contos, me contive para ler os spoliers, mas não li (ufa), então tudo será uma surpresa. Espero ler logo.

franfernands disse...

Adorei essa resenha, e fiquei ansiosa para poder ler o livro, é bom ver a história original e não mais adaptações. Parabéns pelo blog, pela criatividade e maneira de se expressar, todos impecáveis!

diegordss disse...

Demais a resenha, sou fan de contos de terror e leio bastante coisa do Stephen king. Bom saber que eles misturaram vários contos de diferentes autores em um livro. Quero muito ler esta obra de arte.
Abrc!

Gustavo disse...

nossa , que eletrizante , adorei , adoro estes livros de contos assim , kkkk ,, sao meus preferidos e de terror assim entao ? amooo , otima resenha , parabensss

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...