quinta-feira, 31 de julho de 2014

Resenha - Se eu Ficar

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

Mia é uma violoncelista de 17 anos que em mais um dia normal com a família, sofre um acidente de carro e toda a sua vida se transforma por completo. Ela acorda e se vê ao lado de seu próprio corpo, e não sabe o que fazer. Mia segue seus instintos e segue o corpo até o hospital onde está sendo levada e fica cada vez mais confusa com o que vem em seguida. Além das preocupações com seu irmão mais novo, Teddy, que estava com ela no carro, ela também tem de lidar com o grande sofrimento de sua família e amigos que chegam para visita-la no hospital.

Mia está por um fio entre a vida e a morte, e ela sabe que a escolha é inteiramente dela. Se ela ficar, será orfã, terá sequelas de cirurgias, cicatrizes e sabe que não conseguirá lidar completamente com a perda. Mas também sabe que ela tem uma família: avós, tios, amigos, e claro, Adam, seu namorado e amor da sua vida. Agora com essa escolha nas mãos, Mia tem que decidir o seu destino com a ajuda e o amor incondicional de sua família.



Desde que descobri a existência do filme Se eu Ficar com a Chloe Moretz, fiquei fissurado com a ideia e muito ansioso pelo filme. Imagina então quando fiquei sabendo que a Novo Conceito ia lançar o livro que inspirou o filme, eu literalmente surtei! Antes de divulgarem qual seria a capa oficial, eu estava torcendo muito para que fosse a do filme (que é muito linda, vamos combinar) e qual não foi minha felicidade quando anunciaram que essa realmente seria a capa do livro. Demais!

O livro fala sobre amor, perda, sacrifício, e muitas outras questões da vida de um jeito juvenil porém forte. Não pense que o livro é mais romance água com açúcar com coisas sobrenaturais, pois você está muito enganado! Se eu Ficar é um livro rápido de ler e intenso, você fica preso de tal maneira que só solta o livro depois de ter lido até o fim.

Outra coisa que gostei também foi que o livro é narrado em primeira pessoa pela Mia, então quando ela fica fora de corpo vagando por aí, o mesmo que ela sabe o que nós sabemos. E o livro é alternado entre o agora, que seria ela no hospital, e vários episódios da vida dela, de sua família e de Adam. Mesmo ficando alternando toda hora, o livro consegue ser fluído e não enjoativo, como costuma acontecer quando fazem esse tipo de coisa.

Sobre a diagramação da Novo Conceito, nada a reclamar, como sempre. Em todas as páginas do livro vemos símbolos musicais nas bordas, o que é a cara da Mia e deixa o livro bem especial. A única coisa que tenho que levar em conta, de modo negativo, são os erros gramaticais. Acho que na pressa para fazer o livro antes de sair o filme, os revisores deixaram muita coisa passar, como palavras repetidas, alguns erros, etc. Não que isso atrapalhe a leitura, porém é algo que dá pra perceber. Então espero que corrijam na próxima edição.

Então Se eu Ficar é um livro juvenil porém com um forte apelo, um ótimo romance e uma personagem que fica fácil para todos de se identificar. Uma ótima leitura! Agora só falta esperar pelo filme...






20 comentários:

Elizabeth disse...

Muito linda a história. Você relata uma história triste e comovente. Também já estava doida pra saber mais sobre o assunto, pois o trailler que vi do filme me deixou bastante curiosa. Vou tentar ler este livro e depois assistirei o filme. Só pra fazer comparações depois. Mais já sei que o livro vai ser a melhor pedida. rsrsrs Beijos.

Atelie Eliane Azevedo disse...

Adoro o tipo de livro que a gente não desgruda até o final, com certeza esse vai entrar para lista de livros que quero ler, tem uma pitada de tudo que amo: sobrenatural, romance, drama....

Unknown disse...

Ai gente, que resenha é essa?! :')
Com certeza furou a fila dos desejados, não tinha ouvido falar desse livro, até filme já tem dele e não sabia, mas como smp vou ler primeiro p depois ir atrás do filme :**

Anônimo disse...

Quero muito ler :se eu ficar. Parece ser um livro mt bom e emocionante. :-)

Sara Silva Freitas disse...

Amo livros que te prendem... são os mais incríveis. *--* Essa coisa toda sobrenatural de ficar vagando por aí eu acho bem interessante, te traz uma mistura de sentimentos; a mistura com a história da família dela e tal é em flashbacks? Adoro flashbacks bem escritos..

Beijos.

Lais Cristina disse...

É um tipo de livro diferente dos que eu estou acostumada a ler, mas sempre pensei em dar uma chance, estava apenas procurando pela resenha certa pra ter certeza rs :3

Milena Soares disse...

Nossa esse livro parece ser ótimo, ganhei ele, estou ansiosa pra que chegue logo, para eu conferi esse romance.

Aline Ramos disse...

Nossa, essaa parece ser uma história que vai mexer e muito com nossas emoções. Pude perceber que é uma trama bem intensa,e cheia de decisões. Com certeza quero ler o livro ever o filme...bjs e parabéns pela resenha.

Oliveira disse...

Esse livro é um dos meus desejados para leitura, não sei se vai ser por agora, vou esperar minha expectativa ficar menor para não decepcionar, mas assim que ler vou assistir ao filme.

L.C. disse...

Se eu já estava extremamente ansioso pra ver o filme e ler o livro, agora você me deixou com mais vontade ainda! Eu preciso ler urgente, histórias emocionantes sempre pegam no meu ponto fraco do sentimentalismo.

Isabela Lopes disse...

Livro interessante! Cativei por ser em primeira pessoa, podemos saber o que Mia pensa e tudo mais, a resenha está muito bem detalhada, parabéns! *-----*

Anônimo disse...

Esse livro parece ser bem interessante... Quero muito ler.

Kris Monneska disse...

Eu tô louca pra ler esse livro, pra ter certeza se é tudo isso que tão falando mesmo.
>.<

Unknown disse...

Nossa é incrível como opiniões diferem, li outro dia em um blog uma resenha desse mesmo livro, e foi tão decepcionante que até o tirei da minha lista de desejados, mas sua opinião é tão carrega de sentimentos positivos que estou dividido entre qual devo julgar como referência.
Até onde sei a história de Mia e Adam é bem envolvente, porque como não seria, se nos é apresentado uma garota vivendo fora do corpo e relembrando do amor juvenil.
Decidi depois de ler sua resenha dar uma chance pra esse livro, espero que quando terminar de ler fique tão empolgado quanto você.

Sueli Cobbos disse...

Aguardando ansiosa para ler esse livro. Tive a oportunidade de ler algumas resenhas e por tudo que li acho que o livro é bem interessante.

Ingrid Moitinho disse...

A capa é muito linda e o livro é maravilhoso, vi várias resenhas positivas sobre ele, também não suporto erros gramaticais. Mas não vejo a hora de ler ele e de assistir o filme hihi

Andrea Conceição disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andrea Conceição disse...

Quero muito ler esse livro e assistir ao filme!!!

Webe Santos disse...

Livro magnifico!
E esta reseeenha é <3' Parabéns!


E que venha o filme! oo/

Unknown disse...

Quero, muito comprar esse livro!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...