domingo, 1 de junho de 2014

Resenha - Belleville



"O que você faria se pudesse voltar no tempo?" 

Eu particularmente, se tivesse esse poder, leria mais umas mil vezes o romance maravilhoso de Felipe Colbert só pra ter a alegria de conhecê-la novamente de muitas novas formas. 

A narrativa incrível se dá, capítulo por capítulo diante da visão dos protagonistas, Anabelle e Lucius, que formam um belo casal romântico, um par perfeito e maravilhoso, inseparável eu diria... Se não fosse justamente pelo fato de estarem separados (e olha só, que viagem) pelo tempo. Enquanto a jovem sonhadora, doce e inocente habita os anos de 1964, o nosso novo príncipe encantado está, assim como nós, no ano de 2014. Isso tudo pode parecer muito confuso, mas na verdade só deixa as coisas mais interessantes uma vez que esse papo de "mundos paralelos" faz o texto todo ficar mais diferente e único. 

"Começando pelo começo": Lucius é ingressante na universidade de matemática em Campos do Jordão e seu pai aluga para ele uma casa modesta porém aconchegante afim de que se acomode melhor na cidade em que passará os próximos 5 anos estudando, casa esta que pertenceu outrora ao pai de Anabelle. Com o falecimento do mesmo, a filha deixa na casa (ao se mudar por necessidades financeiras) uma carta, um pedido para que o próximo morador dê sequência às obras de construção da montanha-russa ao fundo da casa, denominada Belleville. O estudante ao encontrar a carta e não podendo ajudar, por falta de recursos, escreve uma outra e deixa no mesmo lugar, pedindo para que o morador seguinte realize o sonho do pai de Anabelle. Acontece que a moça, 50 anos atrasada em termos de comparação, recebe a carta e eles passam então a se corresponder.

Com o passar do tempo gera-se uma afinidade muito grande entre os protagonistas e o nosso mocinho abre mão de seus estudos afim de financiar os projetos do sonho de Anabelle, sua paixão atemporal. Em meio à retomada das obras eis que surge um tio da menina que passa a viver com a órfã com pretexto de cuidar da sobrinha e que na verdade se ocupa bem mais de maltratá-la, aprisioná-la e submetê-la a desumanidades sem fim. É então que a moça precisa ser salva e recorre ao seu único recurso: as cartas à Lucius -que nada pode fazer estando 50 anos a frente dela. Ou pode? 

Para não estragar a leitura vou deixar essa dúvida no ar e o gostinho de quero mais para os futuros leitores. Espero que se empenhem em procurar o livro e divulgá-lo também, uma vez que além de incrível é (tchãrããã) NACIONAL! Exatamente, uma obra inteirinha criada, publicada e divulgada por brasileiros. Me surpreendi, me prendi e me apaixonei e me envolvi, pois como diz o autor "Há sempre uma palavra que nos une."


2 comentários:

Nathália Novikovas disse...

Oi Fernanda,

Estou muito ansiosa pra ler Belleville - ou qualquer outro livro do Felipe HUAEHUEHUAEHUAE
Muito boa a sua resenha, cada vez que leio uma mais vontade fico de ter esse livro ;-;
É muito bom um nacional nos agradar, eu particularmente dou muita chances aos nacionais mas tem alguns que eu caio do cavalo, esse com certeza vai superar minhas expectativas :3

Beijos,
Livroterapias

Oliveira disse...

Esse livro parece muito bom. Me chamou atenção desde quando o vi pela primeira vez, a capa é linda!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...