quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Disney não gosta de livros?


Olá! Vou fazer um post um pouco diferente: Vou falar sobre a Disney e sua relação com os livros.
A (grade produtora) Disney parece querer levar seu público a não gostar de livros através de sutis influências. Mesmo tendo vários filmes baseados em livros, ela parece querer manter seu público assistindo somente o canal deles do que ir ler um livro.

A Disney está começando querer monopolizar as mídias: TV... Rádio.. Filmes... Cinema.. Música... Além também de brinquedos, roupas de cama, vestuário e etc... Até filmes de terror eles fazem! Eles estão por trás de Jogos Mortais!


Sim, é verdade. Agora o motivo real de eu estar fazendo esse post é porque estava assistindo uma série deles ,Sem Sentido, e acabei vendo uma cena um tanto inusitada: A garota nerd, com cabelo estranho e que ficava com assoando o nariz o tempo todo, estava concorrendo a algo como "representante de sala". Concorria contra o popular da classe, o cara estiloso, de jaqueta de couro e etc. E eis que no discurso dela, a garota começa a falar de livros, e as pessoas começam a dormir. O diretor da escola diz que o papo dela é chato.
Então o popular vira e diz :
- Se eu ganhar, vou banir todos os livros da escola!
Todos começaram a gritar e aplaudir...
E eu fiquei meio.. " OI!!?" . Pode não parecer tão ruim assim. Mas agora pense em uma criança assistindo uma pessoa popular falando que vai banir os livros e todos falam aplaudem.. A mensagem é meio : "Ler é chato." Somente a garota melequenta lia e ninguém gostava dela. Não faz sentido?


Logo que vi já pensei em fazer esse post, mas era muito pouco. E eis que algumas semanas depois, estou assistindo outra série deles, No Ritmo, e aparece um cara latino, que tem milhões de primos, cada um tem um trabalho. Um vende pipoca, um vende amendoim em estádios, outra maquiadora, um tem um helicóptero (vai saber o trabalho dele, mas rico não é) e aparece o primo bibliotecário para entregar um livro para ele. O garoto vira para seu amigo e fala:
- Esse é a ovelha negra da família.
Por que justo o bibliotecário?! Ele não poderia falar isso do pipoqueiro?! Claro que não! Pelo jeito a Disney realmente quer manter as crianças assistindo seus programas a "desligar a televisão e ir ler um livro". 


Esses foram os que eu vi, mas com certeza devem ter mais. Pode ser que não, que a Disney não queria isso e que foi uma piada (sem graça). Pode ser que sim... Mas também pode não ser.. 
O que vocês acham? Já viram algo assim?
Comentem!




16 comentários:

The Burns disse...

fiquei meio chocada quando tu me contou sobre isso, até tentei negar, dizendo algo como "não será a Disney debochando do próprio público"?, o que acho que também seria bobagem.
Daí a gente pensa no público de tais séries: crianças e pré-adolescentes, tu acha mesmo que querem parecer com a menina melequenta? Que querem ser a ovelha negra da família?
Não.
Querem ser o ~idiota~ de jaqueta de couro, que diz algo que todos aplaudem.
Tô revoltada.

Belo post!

Juliana disse...

GENTE, não sabia disso :O
Que absurdo! Depois ninguém sabe porque as crianças de dez anos ficam ouvindo Justin Bieber e sofrendo porque a "vida delas é um lixo". Pelo amor de Deus, onde esse mundo vai parar ><"

Mayane disse...

Aí entra o trabalho dos pais. Sabe, eu e mais uma irmã minha fomos as "ovelhas negras" da família, pois ninguém mais em minha casa tem o hábito de ler e não sei o porquê eu o tenho (e muito). Não sei de quem herdei o gosto, mas sou apaixonada pelos meus livros e tento influenciar todos à minha volta a lerem também, o que não funciona, é claro. Mas tento. Esse post é maravilhoso pois nos faz pensar o quanto a internet, computadores e televisão atrapalham o desenvolvimento do hábito da leitura. E não só por ocuparem o tempo, mas por desestimularem esse hábito que só enriquece um ser humano. O que devemos fazer é divulgar e incitar nas pessoas os prazeres da leitura, especialmente nas crianças. Se cada um de nós conseguir influenciar pelo menos uma criança a adquirir o amor pelos livros, daqui a alguns anos haverá uma legião de pessoas que estarão influenciando outras pessoas. E os pais devem conversar e incentivar seus filhos a lerem. É o que podemos fazer diante da esmagadora mídia manipuladora.

Unknown disse...

em no ritmo a rocky ela esta lendo orgulho e preconceito da jane austen e cici critica ela por isso.

Dandara disse...

Olha, não sei não...
Minha mãe é professora, mas não te o hábito de ler como eu, sempre me incentivou, mas dai ela comer livro como eu, rsrs, não...
Cresci em bibliotecas, minha paixão são livros, então depende muito da pessoa. =D

www.falandodelivros.com

Unknown disse...

Post bem criativo mas não acho que seja algo tão avassalador. Realmente a Disney teria seus interesses em manter livros longe assim como a Globo de polemizar o uso da Internet. Creio que quando não estamos no computador, estamos na tv (pelo menos os que não leem)... Mas, não é algo que eles tenham como foco, acredito eu . Posso estar enganada. Espero que não.
www.IMAGINAYRE.com.br

Tainá W. Conti disse...

Nossa, adorei a ideia do post! E concordo plenamente com tu! Mas confesso ainda não ter visto cenas assim tão na cara como você, mas é um fato que mídia, ainda mais a Disney vive para manipular as mentes das crianças, e começa desde cedo mesmo com os maravilhosos desenhos. Enfim, é um tema que dá o que discutir, e parabéns pelo post novamente, super bem pensado e essencial!
Beijos, espero que - eu - todos os demais blogueiros tomem esse post como exemplo para seus respectivos blogs!
http://webteentwl.blogspot.com.br/

Cia do Leitor disse...

Não creio que seja um caso pra polemizar, senão a Disney não criaria livros infantis, ficaria apenas nos desenhos. Creio que foi infeliz em permitir que essa cena fosse liberada, mas, acredito ainda mais que, esteja enfatizando um grupo maioral que não tem o habito de ler dando o livre arbítrio pra cada um avaliar o certo pra si próprio e assim como você fez.
É até tema pra livro, o grupinho na escola que gosta da bagunça, falta as aulas e vive de badalação, são os populares. Àqueles que são Nerd e mega inteligentes, são os destacados, isolados e criticados.
Isso tbm é tema em livros, porque fugiria das regras em filmes e séries??

Ni
@ciadoleitor

Ana Luiza Ferreira disse...

Oi,

a cena das séries que você descreveu foram mesmo de muito mal gosto e mal influência!! Mas não creio que eles façam intencionalmente, mas acho que eles deveriam se policiar quanto a isso.

Bjs

Biazinha disse...

Verdade,são várias situações em que quem gosta de ler,ou esta lendo é ridicularizado,infelizmente meus filhos assistem alguns desses programas,mas eu reclamo tanto que eles acabam por desistir de assistir!!

Não sei se é intencional ou não,mas como mídia que está presente na vida de quase todas as crianças eles deveriam sim atentar para isso.... vamos bombardear os contatos da Disney protestando.

Post excelente!! Parabéns!!!

bjsss

Bianca

www.apaixonadasporlivros.com.br

Unknown disse...

Nunca achei a Disney uma influência muito positiva para o público infantil, mas seu post me deixou ainda mais alarmada e chocada.
Muito triste mesmo ver essa visão absurdamente negativa quanto aos livros...
Parabéns pelo alerta!
Bjs

Ananda Dias disse...

Post super criativo e muito bem observado! Nunca tinha parado para notar isso, mas fui procurar e realmente acontece. O mundo está muito mudado hoje e, infelizmente, os canais que deveriam incentivar a leitura acabam fazendo o contrário.
Parabéns pelo post!
Beijão,
Ananda Dias
http://www.entrelinhascasuais.com

Unknown disse...

Oi..

Eu assistir esse episódio do Sem Sentido e sentir a mesma que você, uma revolta.. Mas, ao mesmo achei muita graça do episódio ao todo..

Patrick Rodrigues disse...

A Disney pode incentivar isso sim, mas isso quem tem de fazer são os pais. Se os pais incentivar a leitura os filhos não seguirão as ideias dos outros. E eu já percebi isso tbm em várias coisas da Disney. Abs

Júlio Henrique disse...

Verdade, também acho que a Disney está querendo dar um golpe publicitário...Mas concerteza um golpe publicitário muito idiota incentivando as pessoas a pararem de ler...Eu mesmo falo":Saiam do meu blog e vão ler"...mas eu tenho certeza que os leitores sábios que gostavam da disney vão pensar bem antes de assistir a uma dessas séries.

Unknown disse...

Caraca, não sabia disso.
Amei o post.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...